4 de mai. de 2011
Preço Justo Já!!!
Em pouco mais de uma semana, a Campanha Preço Justo lançada pelo @felipeneto e o Jornal Brasil 247 já juntou mais de 400 mil assinaturas.
A campanha visa combater a alta carga de impostos que assolam o cidadão brasileiro, em quase tudo que se pode imaginar, desde remédios até aparelhos eletrônicos em geral. De roupas à itens de primeira nescessidade, como o nosso tradicional arroz e feijão, que, apesar de virem com o selo de "PRODUTO ISENTO DE IMPOSTOS" chegam aos consumidores com os preços inchados devido aos altos impostos pagos pelos transportadores, comerciantes e até mesmo com impostos sobre produtos industrializados (IPI).
O alvo inicial desta campanha são aqueles impostos que, entre a já fodástica carga de impostos brasileira, são considerados exageradamente exorbitantes, os IMPOSTOS SOBRE IMPORTAÇÃO.
Para se ter uma idéia de qual estrupante são estes impostos, basta saber que a soma de todos dá mais 100% do valor dos produtos importados. O que isso significa? Significa que, se um importador quer trazer um iPhone, por exemplo, para cá, ele tem de pagar o valor de outro iPhone ao governo. Então, com o dinheiro que ele traria duas dessas belezinhas para cá, ele só traz uma, pois o outro ele tem de pagar em impostos. Mas é claro que ele não pode ficar no prejuízo, então, para sobreviver no mercado o que é que ele faz? Ele põe o valor dos impostos que ele pagou todo no preço final, mais a porcentagem de lucro dele. E quem é que paga esses valores no final? Adivinha!!!
Eu fiz um apanhado de imagens que explicam de forma mais simplficada esse processo que expliquei para vocês:
Eu sei! Eu também fiquei indignado com esses dados. Como vocês, eu sou um consumidor dessas mídias, e seria diretamente beneficiado por uma possível melhora.
O que me preocupa de verdade é a cabeça do povo brasileiro, pois, poucos dias depois do lançamento do manifesto, o Casamento Real já superou o #precojusto no Twitter. Isso nada mais é do que um alerta sobre a cabeça avuada do brasileiro, que se não tiver alguém para lembrar, falar e falar novamente sobre a importancia desse manifesto, acaba esquecendo e deixando "para quem pode fazer alguma coisa".
Por isso eu relembro vocês dessa campanha, e os convoco:
VEJAM O VÍDEO, ASSINEM E DIVULGUEM O MANIFESTO .
Vamos ver se juntos não podemos fazer algo realmente importante, ao invés de ficar sentado vendo futebol na TV, ou cuidando das fazendinhas no Orkut...
Não esqueçam de usar a hashtag #precojusto e seguir @cinejhon.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário