![]() |
Retrato de Guy Fawkes |
The gunpowder, treason and plot;
I know of no reason, why the gunpowder treason,
Should ever be forgot."
"Lembrai, lembrai, o 5 de novembro,
A pólvora, a traíção e o ardil.
Eu não sei nenhum motivo
Para se esquecer traição tão vil."
Esses versos são conhecidos por todos, principalmente por aqueles que assistiram V de Vingança (V for Vendetta) (2006). Mas será que vocês conhecem a história desse homem, Guy Fawkes, ou o por que de o dia de sua captura ser comemorado até hoje na Inglaterra?
Guy Fawkes era um soldado inglês católico, um dos principais envolvidos na "Conspiração da Pólvora" que visava destruir o Parlamento Inglês numa sessão em 1605, onde estariam presentes o Rei Jaime I e todos os parlamentares, iniciando assim um levante que visava restabelecer o catolicismo e o poder da Igreja Católica na Inglaterra.
Nesta época a Inglaterra era protestante e, apesar de não serem perseguidos, todos os católicos ingleses se sentiam traídos e consideravam a Rainha Elizabeth I(que fundou a ingreja Anglicana) e todos os seus sucessores hereges endemoniados, traidores de Cristo.
A Conspiração da Pólvora fora liderada por Robert Catesby, que foi executado assim como Guy Fawkes por traição. Sendo soldado especialista em explosívos, e um dos líderes da Conspiração, Guy Fawkes ficou responsável pela explosão em si. Seria ele quem detonaria os 36 barris de pólvora estocados sob o Parlamento naquele 5 de novembro de 1605, mas foi descoberto, preso, torturado para revelar os outros integrantes da Conspiração, e por fim, executado em Londres no dia 31 de janeiro de 1606.
![]() |
A Prisão de Guy Fawkes |
A Conspiração foi descoberta por causa de uma falha terrível no plano, algo que, pensando bem, deveria ser uma deficiência grave em qualquer plano naquela época: comunicação. Os conspiradores se preocuparam com os parlamentares e com os inocentes católicos que estariam no Parlamento na hora da explosão. Eles não queriam matar católicos, seria um desserviço. Principalmente os parlamentares, que deveriam assumir o país e indicar um novo rei católico, se o levante tivesse êxito. Então eles mandaram uma série de cartas secretas para os católicos, avisando para que ficassem longe do parlamento naquele 5 de novembro. Obviamente a informação vazou, e o Rei ficou sabendo. Guy Fawkes foi preso em flagrante aguardando a hora de detonar os 36 barris de pólvora sob o Parlamento.
Sob tortura ele revelou os nomes dos conspiradores. Todos foram presos e executados por traição.
Até hoje o 5 de novembro é comemorado na Inglaterra, a noite é conhecida como "Noite das Fogueiras" onde as pessoas acendem fogueiras e soltam fogos de artifício. As crianças se vestem de Guy Fawkes e fazem bonecos que representam esse personagem, para serem malhados e queimados nas ruas, algo parecido com a "Malhação do Judas" durante a páscoa no Nordeste.
Ainda hoje o Rei e a Rainha da Inglaterra só vão ao Parlamento para uma sessão especial uma vez no ano. Nesse dia, marcado geralmente nas vésperas, todo o Parlamento e seus subterrâneos são revistados, e as ruas ao redor fechadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário