20 de set. de 2009

Alexandre (Alexander)

Este filme é muito legal sob muitos aspectos. É um dos poucos filmes que narram a história deste grande personagem. Há também atuações muito inspiradas de Angelina Jolie, Colin Farrel e Val Kilmer, além do veterano e incomparável Anthony Hopkins.
Mas peca em muitos outros aspectos. Na narrativa confusa, e nas batalhas não menos confusas e que acabam não dando a este drama o fundo épico que se esperava da história de Alexandre(Colin Farrel).
Lembro-me de toda a polêmica que este filme causou na época que saiu, sobre as cenas de homosexualismo e as traições sofridas. As traições estão muito presentes, mas não se vê muito do homossexualismo escrachado que foi anunciado pela crítica. Na verdade o filme se manteve muito conservador neste ponto, mostrando apenas a atração entre Alexandre e Hephaestion(Jared Leto), e essa atração não passa de alguns diálogos mais melosos e uma troca de presentes bem emocionante durante o casamento de Alexandre.
Uma personagem bem controversa também é Olimpia(Angelina Jolie), mãe de Alexandre. Durante todo o filme a única coisa que ela vê são intrigas e traições contra Alexandre. Primeiro, quando Alexandre é criança(Jessie Kam) ela tenta envenená-lo contra seu pai, o Rei Filipe(Val Kilmer), depois em suas cartas a Alexandre, ela fala para que ele abra seus olhos com relação a todos os que o rodeiam. Ao ver o filme fica a dúvida constante, ela é psicótica e vê coisas que não existem, ou Alexandre é ingênuo e não vê nada?
A cena da morte de Alexandre também é muito emocionante, assim como a cena de sua noite de núpcias é engraçada. Cá entre nós, se eu pega-se uma mulher daquelas e ela me batesse daquele jeito e ainda me viesse com aquele matagal todo, eu dava uma tapa nela e mandava ela dormir em algum outro lugar e não na minha cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...