3 de nov. de 2009

Besouro


Besouro narra a história do maior de todos os capoeiristas, Besouro(Aílton Carmo), que após a morte de seu mentor, Mestre Alípio(Macalé), é incumbido da missão de defender os direitos de seu povo, que já em 1924 ainda eram tratados como escravos.
O filme é um dos primeiros(senão o primeiríssimo) filmes ação produzidos pelo cinema nacional. Além de ser o primeiro a mostrar a capoeira como arte marcial, ponto que é muito bem explorado e desenvolvido no filme. As sequências de lutas são muito boas e empolgantes, sendo utilizada a mesma estética que é dada aos filme de Kung-Fu. Talvez a excessão seja a cena em que Dinorá(Jéssica Barbosa) bate no Coronel Venâncio(Flávio Rocha). As cenas de ação foram coreografadas e dirigidas pelo mesmo coreógrafo de O Tigre e O Dragão e Kill Bill, Hen Chiu Ku, conhecido como "Dee Dee".
A grande especulação feita sobre a qualidade do filme, já que as pessoas não estão acostumadas a ver filmes nacionais com esta estética de ação, mostrou-se não ter fundamento, já que o filme é de altíssima qualidade, e diria até que não perde em nada para os filmes extrangeiros.
Besouro é sem dúvida um marco para o cinema nacional. Que evoluiu rumo ao estilo ação com Tropa de Elite, mas ficou muito próximo do thriller, sem explorar a ação que o filme poderia proporcionar. E Besouro já fugiu um pouco do estilo thriller e manteve mais na ação, sem explorar os pontos do roteiro que poderiam amarrar mais a história e dar o fundo corrido de thriller que teria feito com que ele ficasse perfeito.
Afora isso só tenho elogios a dar a Besouro, produção baiana que levou 4 anos para ser produzida, mais dois meses para ser filmado e figura como o filme nacional mais caro do ano. Agora é só ficar de olho e esperar os prêmios chegarem.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...