PRÊMIOS:
MTV MOVIE AWARDS - Melhor Vilão(Hayden Christensen)
FRAMBOESA DE OURO - Pior Ator Coadjuvante(Hayden Christensen)
Enquanto aguardava a conclusão do último episódio desta trilogia de Star Wars, aproveitei para tirar umas férias do blog, férias rápidas, de uma semana, mas já estou de volta trazendo este filme cheio de cenas estonteantes, batalhas épicas e com o surgimento do maior vilão do cinema de todos os tempos, Dart Vader.
O filme narra como o jovem Jedi, Anakin Skywalker(Hayden Christensen), acaba se descontentando com o Conselho Jedi e é atormentado com visões onde sua esposa, Padmé Amidala(Natalie Portman), morre durante o parto de seus filhos. Logo acaba se tornando um alvo fácil para o Lord Sith Dart Sidious(Ian McDiarmid), que se escondia sob a identidade do Chanceler Palpatine. Que o seduz e o leva a trair os Jedi, matar Mestre Windu(Samuel L. Jackson), invadir o conselho Jedi e matar todos, até mesmo as crianças, e finalmente assumir a idêntidade de Dart Vader.
Este foi o último filme da saga Star Wars a ser lançado, 2005. Mas uma característica que o diretor George Lucas teve a presença de espírito de manter foi a fotografia, que é muito parecida com a dos episódios das décadas de 70 e 80. As cores são meio opacas e com um nível de detalhamento da computação gráfica não tão alto como os filme que costumamos assistir hoje. O que dá a Star Wars uma idêntidade visual.
Sinceramente acho pura ignorância e preconceito as pessoas não darem o devido valor a este épico, o ponto alto de uma saga que revolucionou a história do cinema mundial.
O mais impressionante foi a maneira como George Lucas conduziu essa primeira trilogia. Ele a escreveu de forma tão independente do resto da história, de maneira tão intricada e inteligente, que seu enredo colou perfeitamente com os próximos três episódios. E se tornou um início tão amarrado e palpável para o desfecho que vimos na década de 80, que até chegamos a acreditar que foi totalmente escrito antes dos episódios 4, 5 e 6, e que não há um intervalo de 20 anos entre um e outro.
Outro ponto forte da saga Star Wars está naquela conhecidíssima música instrumental, que rendeu uma indicação ao Grammy de Melhor Trilha Sonora Para o Cinema.
Mas o ponto alto do filme é mesmo a luta entre Obi-Wan Kenobi(Ewan McGregor) e Anakin Skywalker, onde Anakin acaba ficando terivelmente ferido. Obi-Wan corta suas duas pernas e seu braço esquerdo(Anakin já havia perdido o direito, cortado por Conde Dookan(Chistopher Lee)) e ainda o deixa queimar nas larvas do vulcão. Mas Anakin é salvo por Dart Sidious que o leva aos médicos em sua nave que para salvar sua vida o colocam no traje negro mais famoso da história, e ele se transforma definitivamente em Dart Vader, o vilão mais famoso da história do cinema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário